quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Scenes From a Memory - Dream Theater


Embora o álbum Images and Words seja o mais aclamado da banda, este é um dos responsáveis pela adição de muitos fãs ao Dream Theater, e já é considerado uma das obras mais importantes da história do Metal Progressivo. Scenes From A Memory seria uma espécie de parte 2 para a canção "Metropolis Pt 1: The Miracle and the Sleeper". Inicialmente, seria uma faixa de aproximadamente 23 minutos, mas acabou se tornando um álbum.

A história:
O álbum conta a história de Nicholas (Nick), um homem atormentado por sonhos estranhos. Ele vai então até um terapeuta especializado em hipnose para tentar descobrir a razão de seus sonhos. Logo, acaba descobrindo uma trama de assassinato em sua vida passada.

O enredo:
Nicholas

Victoria Page
Senador Edward Baynes (O Milagre)
Julian Baynes (O Dorminhoco)
O Hipnoterapeuta


Chave Cronológica:
Textos em amarelo = Passado
Textos em laranja = Presente


Regression
(Regressão)

O álbum começa com uma das visitas de Nicholas ao hipnoterapeuta

“Feche seus olhos e comece a relaxar. Respire fundo, e expire devagar. Concentre-se na sua respiração. Com cada respirada você fica mais relaxado. Imagine uma luz branca brilhante sobre você, focando nessa luz enquanto ela flui pelo seu corpo. Permita-se viajar enquanto você
entra cada vez mais fundo em um estado mental mais relaxado.

Agora enquanto eu contar de 10 até 1, você se sentirá mais tranquilo, e calmo. Dez. Nove. Oito. Sete. Seis. Você entrará em um lugar seguro onde nada poderá te machucar. Cinco. Quatro. Três. Dois. Se a qualquer momento você quiser voltar, tudo que você deve fazer é abrir seus olhos.

Um.”

Nicholas começa a sentir os efeitos da hipnose, e ele consegue ver Victoria, a moça que aparecia em seus sonhos

Seguro na luz que me rodeia
Livre do medo e da dor
Minha mente subconsciente
Começa a rodar pelo tempo
Para reencontrar o passado mais uma vez

Nada parece real
Eu estou começando a me sentir
Perdido no nevoeiro de um sonho

E conforme eu me aproximo
A cena se torna mais clara
Como se olhasse minha vida numa tela

Olá, Victoria, prazer em vê-la
Minha amiga.


Overture 1928
(Abertura 1928)

Instrumental. 1928 é a data aonde se passa a parte da história que ocorre no passado.


Strange Deja Vu
(Estranho Déjà Vu)

Todas as vezes que Nicholas adormece, ele é atormentado pelas visões misteriosas. Aos poucos ele vai enxergando seu passado.

Estranha sensação subconsciente
Realaxamento inconsciente
Que pesadelo agradável
E eu mal posso esperar para chegar lá de novo

Toda vez que eu fecho meus olhos
Há uma outra surpresa vívida
Outra vida completa esperando
Capítulos inacabados, sumindo

Nicholas então alcança seu passado. Nicholas descreve a casa aonde um crime ocorrera no passado

Há uma casa que eu estou me aproximando
Arranjos familiares, nada novo
Há uma trilha guiando até lá
Com um frio assustador no ar

Há um quarto no alto da escada
Toda noite eu me dirijo pra lá
Há uma garoto no espelho
Seu rosto está se tornando mais claro
Jovem criança você poderia me dizer porque eu estou aqui?

Nos seus olhos – eu sinto uma história nunca contada
Por trás do disfarce – Há alguma coisa chorando
Na sua alma


Nicholas volta da hipnose.

Voltando aos meus pés de novo
Olhos abertos para o mundo real
Metropolis me rodeia
O espelho despedaçou a garota

Porque esta outra vida
Está me assombrando todo dia
Eu penetraria no outro lado
Se eu somente descobrisse o modo

Entretanto, Nicholas sabe que algo daquele passado está diretamente ligado a ele.

Alguma coisa é extremamente familiar
A sensação é muito difícil de abalar
Eu poderia ter vivido naquele outro mundo?
Esta é uma ligação que eu estou destinado a fazer


Through My Words
(Pelas Minhas Palavras)

Nicholas, imerso em seus pensamentos, fala com se estivesse falando com Victoria, sabendo que algo os conecta.

Tudo que eu carrego comigo
É tudo que você deixou para trás
Nós estamos dividindo uma eternidade
Vivendo em duas mentes
Ligados por um fio sem fim
Impossível de partir


Fatal Tragedy
(Tragédia Fatal)

Nicholas vai até a casa que ele visualizou em sua regressão, aonde o crime que ele ainda não descobrira teria ocorrido. Lá encontra um senhor que lhe conta a história.

Eu fechei a porta e viajei para outra casa
Eu encontrei um velho homem, ele parecia estar sozinho
Eu senti que podia confiar nele
Ele falou comigo aquela noite;

“Jovem, você sabia que uma garota foi assassinada aqui?”
“Essa tragédia fatal foi comentada por muitos anos”
Victoria se foi para sempre
Somente lembranças permanecem
Ela faleceu
Ela era tão jovem

Ao perguntar mais coisas, o velho responde:

“Você saberá a verdade
Conforme seus dias futuros se revelem”

Nicholas volta ao seu hipnoteraputa e ele começa uma outra sessão de hipnose.

“Agora é o momento de ver como você morreu. Lembre-se que a morte não é o fim, mas apenas uma transição”


Beyond This Life
(Além Desta Vida)

Já no passado, Nicholas se depara com uma manchete de jornal. Ela fala que um homem matou sua namorada e em seguida se suicidou. O crime teve apenas uma testemunha, que contou a história para as autoridades. No local, foram encontrados um canivete, supostamente usado pela moça para se defender do homem, e um bilhete no bolso do suicida, aonde ele supostamente revelava suas intenções.

Teria acontecido uma luta violenta?
Havia todos os indícios que levavam a isso
A testemunha achou um canivete no chão
Estava a vítima despreparada?
Eles continuaram a investigar
Eles encontraram um bilhete no bolso do assassino
Poderia ser uma carta de suicídio
Talvez ele tivesse perdido o amor dela

Eu sinto que há apenas uma coisa a fazer
Eu prefiro acabar logo com minha vida
Do que viver tendo te perdido


O que intriga Nicholas é o fato de uma moça jovem em pleno anos de 1928 ter um canivete para se defender de uma briga. O jornal dá a entender que ela teria se defendido e ele, que estava com a arma apenas para se suicidar após entregar o bilhete a ela, usou a arma para matá-la. Em seguida, matou-se.

Tudo que aprendemos dessa vez
(O que nós temos sido é o que nós somos)
É carregado além dessa vida


Nesse ponto fica claro que Nicholas e Victoria compartilham a mesma alma.


Through Her Eyes
(Através de Seus Olhos)

Nicholas supostamente descobrira a história do assassinato de Victoria e sente-se mal por saber sobre isso.

Ela realmente nunca teve uma chance
Naquela decisiva noite enluarada
Sacrificada sem uma luta
Uma vítima das circunstâncias

Agora que eu estou a par
E eu expus esta tragédia
Uma tristeza cresce dentro de mim
Tudo isso parece tão injusto

Eu estou aprendendo tudo sobre minha vida
Olhando pelos olhos dela

Nicholas então vai até o cemitério e encontra o túmulo de Victoria.

Logo além dos portões do cemitério
Onde a grama está alta
Eu vi a escritura na sua pedra
Eu me senti como se estivesse sufocando

Em doce memória de nossa filha
Tão inocente, olhos bem abertos
Eu me senti tão vazio enquanto chorava
Como se parte de mim tivesse morrido

[...]

E enquanto a imagem dela
Vagava pela minha cabeça
Eu chorei como uma criança
Enquanto deitava acordado na cama

E eu sei como é
Perder alguém que você ama
E eu me senti exatamente igual

Ela não recebeu nenhuma opção
Desespero roubou sua voz
Eu ganhei muito mais na vida
Eu tenho um filho, eu tenho uma esposa

Eu tive que sofrer uma última vez
Para pesar por ela
Aliviar a angústia do meu passado
Para descobrir quem eu fui finalmente


Home
(Lar)

Não fica claro o motivo pelo qual Victória queria terminar com Julian (o dorminhoco). Aparentemente ele tinha algum estilo de vida que não a agradava. Talvez vício em drogas, ou vida criminosa. Nicholas não consegue descobrir exatamente o que. Entretanto, ele vê que Ed (o Milagre) afaga Victoria enquanto ela está fragilizada. Ele mostra-se apaixonado por ela. O trecho abaixo mostra que Ed está receioso por estar traindo seu irmão, mas não consegue resistir

Eu lembro da primeira vez que ela veio até mim
Abriu sua alma a noite toda e chorou

Eu lembro que me disseram que há um novo amor que nasce
Para cada um que morreu

Eu nunca imaginei que eu
Poderia seguir com essa vida
Mas eu não consigo resistir a mim mesmo
Não importa o quanto eu tente

Vivendo suas outras vidas
Estão levando-os a lugar nenhum
Eu a farei minha esposa
Sua doce tentação me chama pra casa
Casa
É o que eu desejo
Minha casa onde ela pertence

Seu extase – significa muito para mim
Mesmo traindo meu próprio sangue
Victoria assiste e atenciosamente sorri
Ela está me levando para minha casa

Socorro – Ele é meu irmão, mas eu a amo
Eu não consigo ficar longe do seu toque
Decepção, desonra
Está me chamando para minha casa



The Dance of Eternity
(A Dança da Eternidade)

Instrumental


One Last Time
(Uma Última Vez)

Nicholas, embora tenha acreditado ter descoberto a história, sabe que algo não se encaixa. Havia alguma coisa de errada nas evidências do crime.

Não faz o menor sentido
Esse final trágico
Apesar das evidências
Ainda há alguma coisa faltando

Ouvi alguns dos rumores contados
Um gosto da fortuna de alguém
Victoria feriu sua alma?
Ela lhe disse adeus?

Voltando ao passado, ele vê parte da cena pré-assassinato, e consegue vislumbrar algumas coisas, ouvindo alguns diálogos. Victoria fala com alguém.

Uma última vez
Nós nos deitaremos hoje
Uma última vez
Até desaparecermos
Uma última vez
Nós nos deitaremos hoje
Uma última vez
Nós lentamente sumiremos


Nicholas ouve alguém pedindo perdão... um homem, mas não consegue ouvir muito.


The Spirit Carries On
(O Espírito Segue)

De certa forma, Nicholas estava aliviado. Sabia que mesmo que um dia viesse morrer, seu espírito nunca morreria.

Eu costumava ter medo da morte
Eu costumava achar que a morte era o fim
Mas isso foi antes
Eu não estou mais assustado
Eu sei que minha alma transcederá

Eu posso nunca encontrar as respostas
Eu posso nunca entender porque
Eu posso nunca provar
O que eu sei ser verdade
Mas eu sei que eu ainda tenho que tentar

Se eu morrer amanhã
Eu estaria bem
Porque eu acredito
Que após nós morrermos
Que o espírito segue


Finally Free
(Finalmente Livre)

A música começa com o hipnoterapeuta chamando Nicholas novamente para o presente. Antes de voltar a si, ele traz consigo a verdade sobre o caso, que conseguira ver através dos olhos de Victoria.

“Você está mais uma vez rodeado por uma luz branca
brilhante. Permita à luz guiá-lo para longe do seu passado
até esta vida. Enquanto a luz se dissipa você lentamente
voltará à sua consciência lembrando-se de tudo que você
aprendeu. Quando eu disser para você abrir os olhos você
retornará ao presente, se sentido em paz e refrescado.
Abra os olhos, Nicholas.”

Nicholas ouve então as palavras de Ed, o verdadeiro assassino, após cometer os crimes.

Sexta-Feira a noite
O sangue ainda está em minhas mãos
Para pensar que ela me deixaria agora
Por aquele homem mal-agradecido

Único sobrevivente
Nenhuma testemunha para o crime
Eu devo agir rápido para enconbrir
Eu acho que ainda há tempo

Ele pareceria desesperançado e perdido com este bilhete
Eles acreditarão nas palavras que eu escrevi


Ed cometera o crime. Matou ambos, deixou a arma com seu irmão, de forma que parecesse tudo um suicídio e colocara aquele bilhete falando sobre preferir morrer ao deixá-la no bolso de seu irmão, depois pedindo ajuda e se fazendo de única testemunha do crime. Isso explicaria também o canivete, provavelmente usado por Julian para se defender, sem sucesso.

Victoria conta como pensava em terminar o curto relacionamento com Ed e voltar com Julian definitivamente

Sentindo-me bem esta tarde de Sexta
Eu encontrei com Julian
Disse que ficaríamos juntos logo

Ele sempre teve meu coração
Ele precisa saber
Eu me livrarei do Milagre
É hore dele partir

Este sentimento dentro de mim
Finalmente achei meu amor, eu finalmente me libertei
Não estou mais dividida em dois
Ele mataria seu próprio irmão se ele soubesse

O amor deles renovou-se
Eles se reuniriam
Em um caminho fora de vista
Eles achavam que ninguém sabia
Então veio o tiro naquela noite


Antes de partir, Nicholas diz "Nós encontraremos novamente algum dia em breve".

Nicholas volta para o presente, já ciente de tudo o que acontecera. Chega sua casa e liga sua televisão, ouvindo o noticiário. De repente, ouve seu hipnoterapeuta dentro de sua casa...

"Abra seu olhos, Nicholas".

...e em seguida o mata. O terapeuta era a reencarnação de Ed.

--------------------------------

Um álbum que marcou época, mesmo sendo de uma época ainda considerada recente. A história, complexa e envolvente, não deixa a desejar em nenhum momento, embora encubra alguns pontos que não ficam claros (mesmo que não prejudiquem a trama).

Para quem gosta de progressivo, este álbum é perfeito. Para quem não gosta...

Letras desse álbum? Clique AQUI


Sugestões de álbuns conceituais? Clique AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário